A recentemente criada Ordem dos Nutricionista já tem Bastonária. Alexandra Bento foi eleita no passado dia 15 de abril, tendo tomado posse no dia 28 do mesmo mês, numa cerimónia que teve lugar no Palácio da Bolsa do Porto.

Depois de vários anos de luta pela existência desta profissional, o sonho de vários nutricionistas foi finalmente concretizado. De um universo de 697 eleitores, votaram 64 por cento, em sete assembleias de voto espalhadas pelo país, tendo a lista única liderada por Alexandra Bento recolhido 96 por cento dos sufrágios, noticiou a Lusa.

No seu discurso de tomada de posse, a primeira Bastonária propõe-se a “garantir a qualidade dos serviços prestados e fortalecer a confiança e interesses dos utentes, com uma deontologia ao serviço da sociedade.”

Alexandra Bento chama a atenção para o facto de Portugal poder estar a viver uma situação de insegurança alimentar, que pode ser identificada através da fome, obesidade, doenças associadas à alimentação desequilibrada e consumo de alimentos de baixa qualidade ou prejudicial à saúde.

“Outras situações como a pobreza, instabilidade económica, contaminações alimentares, intoxicações, poderão ainda ser consideradas como situações de Insegurança Alimentar e Nutricional”,refere. Para combater este sério problema, Alexandra Bento, afirma que é necessário uma intervenção coletiva da qual a Ordem dos Nutricionista fará parte.

“Acredito que conseguiremos ultrapassar os problemas atuais se formos capazes de dar uma resposta verdadeiramente coletiva aos desafios que temos à nossa frente, o que exige um conhecimento rigoroso e completo da situação em que nos encontramos”, diz.

A cerimónia também contou com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, destacou os problemas alimentares da população portuguesa que consequentemente levam ao aparecimento de doenças que afetam todas as faixas etárias. Paulo Macedo mostra-se satisfeito com a constituição da Ordem dos Nutricionistas, referindo que “uma Ordem não tem apenas um papel regulador”, deve também ajudar a definir políticas e a tomar as melhores decisões na sua esfera de ação”.

A representar a APHH nesta tomada de posse, esteve Augusta Morgado.

Créditos imagem: Parlamento Global

21 Responses to “Alexandra Bento eleita Bastonária da Ordem dos Nutricionistas”

  1. Direcção APHH says:

    testedocpor