No âmbito do lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial da Saúde em Portugal, cerca de quarenta municípios assinaram com a Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Centro protocolos de colaboração para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

As autarquias assumem-se, desta forma, como agentes facilitadores para a implementação, a nível concelhio, de estratégias de participação comunitária para o cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde e das políticas de saúde nacional, designadamente a nível de consumos alimentares e da prática da atividade física.

A assinatura dos protocolos de cooperação realizou-se no dia 4 de junho com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Diretor-Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e da Presidente da ARS Centro, Rosa Reis Marques.

“Pessoas Mais Ativas para um Mundo mais Saudável” foi o nome escolhido pela OMS para este plano que dá orientações aos países para promoverem, numa lógica intersetorial e de saúde em todas as políticas, a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Mais informação em https://www.dgs.pt/em-destaque/autarquias-assinam-protocolos-para-a-promocao-de-habitos-saudaveis.aspx

Comments are closed.