O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai realizar a 3.ª edição da Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares, “International Conference on Food Contaminants (ICFC 2019)” nos próximos dias 26 e 27 de setembro.

O evento vai ter lugar em Aveiro, numa organização do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, em parceria com a Universidade de Aveiro, e que este ano irá abordar as temáticas dos desafios relacionados com a avaliação de risco.

A principal via de exposição a contaminantes químicos é a via alimentar, pelo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu como obrigatória a análise dos riscos (Risk Analysis) associados à cadeia alimentar. A avaliação do risco pretende estudar os efeitos adversos para a saúde, que resultam da exposição do homem a perigos com origem nos alimentos.

O programa da conferência prevê a realização de quatro sessões temáticas, denominadas “Desafios na avaliação de risco: novas perspetivas”, “Avaliação da exposição humana a contaminantes químicos alimentares”, “Outros agentes (microbiológicos e nutricionais) que representam risco” e “Avaliação de risco-benefício de alimentos na Europa”, sendo que entre os oradores convidados estarão investigadores do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge.

O evento tem como destinatários profissionais de saúde e laboratórios, comunidades científica e académica e indústria alimentar. A inscrição na conferência deverá ser realizada através do site da ICFC 2019.

Comments are closed.