Até 31 de outubro o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala o mês dos cuidados paliativos, aderindo ao movimento internacional de alerta e sensibilização para este tipo de cuidados.

Neste âmbito, será possível visitar, até ao final do mês, uma exposição dedicada aos cuidados paliativos pediátricos, da autoria das crianças do Jardim-Escola João de Deus de Leiria.

As iniciativas do mês dos Cuidados Paliativos são dinamizadas pelo Serviço de Pediatria, cuja Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos Pediátricos está em fase de definição e criação, e pela Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos de Adultos, que entrou em funcionamento em 2018.

Todos os profissionais e utentes são convidados durante este mês, de alerta e sensibilização, a saber mais e partilhar informação sobre os cuidados paliativos de adultos e pediátricos. Segundo o Centro Hospitalar, este tipo de cuidados ainda tende a ser associado apenas a cuidados em fim de vida, à doença oncológica ou aos idosos, quando se trata igualmente de cuidados complementares que começam no momento do diagnóstico de uma doença que pode reduzir a expectativa de vida, em qualquer fase da vida – sendo portanto adequados a doentes com sintomas não controlados ou com doenças degenerativas, em sofrimento intenso e às famílias com necessidade de orientação e apoio no planeamento de cuidados.

Comments are closed.