O IPO do Porto integra uma rede de estudos científicos no domínio dos dados reais (RWE) com o objetivo de aumentar a qualidade dos cuidados de saúde.

O objetivo de firmar uma parceria com o European Oncology Evidence Network – Rede de Dados de Oncologia Europeia (E-OEN) para integrar uma rede de estudos científicos no domínio dos dados reais em conjunto com os principais centros de oncologia da Europa, é poder analisar resultados com dados reais e aplicar melhorias no tratamento dos doentes.

Estes projetos de saúde deverão trazer melhores resultados em saúde e mais eficiência, aumentando por isso a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

No futuro, além da disponibilização de mais e melhor conhecimento sobre os resultados, será possível usar a RWE para envolver mais doentes nos processos de decisão e desenvolver competências em Portugal na área de `data science´ (ciência de dados) aplicado em saúde.

O IPO foi selecionado após uma auditoria técnica realizada em 2017, em que a E-OEN conclui que reunia todas as competências necessárias para integrar esta rede internacional, nomeadamente ao nível do sistema organizativo, da qualidade dos registos clínicos, da gestão da informação e dos sistemas que a apoiam (sistema de informação hospitalar, o processo clínico eletrónico e o Vision) e do seu modelo operacional.

Comments are closed.